Gonzo em quadrinhos

por Luiz Filipe Tavares

Icônico e ébrio jornalista Hunter S. Thompson ganha biografia em formato HQ

Fãs do trabalho do jornalista Hunter S. Thompson ganharam um presentão no mês de maio, com o lançamento de Gonzo: A Graphic Biography of Hunter S. Thompson, uma biografia do lendário e controverso autor em formato quadrinhos. Com texto impecável de Will Bingley e arte de Anthony Hope-Smith, o livro chega ao mercado influenciado pela estética de Terry Gillian (cineasta por trás da adaptação de Medo e Delírio em Las Vegas) e pela própria obra do renomado jornalista americano, um prato cheio para novatos e iniciados.

Todo em preto e branco, formato que não prejudica em nada a psicodelia presente na arte da HQ, o livro cobre os principais trabalhos e períodos da vida do inventor do jornalismo Gonzo. São 180 páginas com diálogos originais e trechos retirados dos textos do autor, tudo isso envolto em uma aura mística e confusa que acompanhou toda a obra de Thompson. Essa é a primeira graphic novel dos dois co-autores, mas não decepcionará os fanáticos de plantão.

Em entrevista concedida ao Wall Street Journal, Hope-Smith falou sobre as maiores influências por traz da criação da HQ: "Visualmente, o truque foi não sentir tímido de aproveitar o Hunter Thompson de Medo e Delírio. Ao invés disso, nós preferimos nos divertir com essa faceta do autor mas estando sempre prontos para mostrar sua humanidade através de sutilezas em sua expressão e linguagem corporal. Nós tentamos criar um equilíbrio entre o homem e sua performance."

Neste ano, a lenda de Thompson voltou à tona com o lançamento de The Rum Diary (Diário de um Jornalista Bêbado), filme estrelado por Johnny Depp e adaptado do primeiro romance escrito por Thompson. Essa é a segunda vez que o astro do cinema vive o Dr. Gonzo, repetindo o papel que interpretou no já citado Medo e Delírio em Las Vegas. Outro filme que levou a lenda às telonas foi Where The Buffalo Roam (Uma Espécie em Extinção, de 1980), com Bill Murray no papel principal.

Acima você vê algumas páginas de Gonzo: A Graphic Biography of Hunter S. Thompson, já a venda através do site da Amazon.

Livro: Gonzo: A Graphic Biography of Hunter S. Thompson
Autor: Will Bingley e Anthony Hope-Smith
180 Páginas
Preço: US$ 11
Editora: Abrams Comic Arts
www.abramsbooks.com/comicarts

fechar