por Nyle Ferrari

Evento gratuito trará mais de 50 nomes da literatura nacional e estrangeira, mesas de debates e batalhas de poesias para a periferia do Leme, no Rio

Entre os dias 03 e 08 de novembro, o Complexo Babilônia/Chapéu Mangueira receberá a 4ª edição da Festa Literária das Periferias (FLUPP), um dos maiores eventos culturais do Rio de Janeirovoltado para as comunidadesDurante os 6 dias, nomes como Glenn Greenwald, Jean Willys, Amyr Klink, Douglas Belchior, Roberta Estrela D’Alva e Alan Campbell passarão pelo Leme para discutir violência, política, ativismo e, claro, a própria literatura. 

Entre os destaques desta edição, a mesa “Quebra de códigos” trará o advogado e jornalista Glenn Greenwald para falar sobre sigilo, privacidade e liberdade dos meios de comunicação. Amyr Klink, autor de Cem Dias entre Céu e Mar e Paraty, entre Dois Polos, fala sobre suas viagens marítimas e a necessidade de buscar e conhecer a si mesmo.

Além das mesas de debate, o evento recebe a II Rio Poetry Slam, uma competição internacional de poesia falada na qual cada poeta tem três minutos para defender oralmente um poema autoral. As batalhas serão comandadas pela atriz e slammer master Roberta Estrela D’Alva, finalista do mundial da modalidade em 2011, na França.

No calendário das comemorações pelos 450 anos do Rio de Janeiro, a FLUPP homenageia Nise da Silveira, psiquiatra alagoana cujos métodos revolucionários, pautados no afeto e na criatividade, contrapunham tratamentos como a lobotomia e eletrochoque. “Queríamos uma mulher. E o fato de ela ser nordestina nos parece uma deliciosa provocação aos 450 anos da cidade que, no nosso entender, tem reduzido a carioquice a um cenário de garotas de Ipanema”, afirma a curadora Loire Marion. 

Nise utilizou a arte e o respeito para libertar o potencial criativo e dar voz àqueles que a sociedade insistia em confinar e calar - assim como a FLUPP faz hoje. “Temos uma identificação absoluta com a Nise. Nossas autoridades estão propondo o tratamento de choque para a juventude negra da periferia. Se usassem a arte e abrissem mão do encarceramento dos nossos jovens, encontrariam resultados tão extraordinários quanto Nise e nós”, diz ela. 

 
Criada em 2012 por Julio Ludemir e Écio Salles, A FLUPP é também um projeto que aproxima a literatura das comunidades e incentiva a juventude por meio da criatividade e da expressão. O evento é precedido de um longa agenda de atividades literárias em diversas escolas públicas da rede estadual e municipal de ensino. O intuito é formar e identificar novos leitores e autores - já foram mais de cem escritores das comunidades cariocas publicados.

Vai lá:

Festa Literária das Periferias (FLUPP)

03 a 08 de novembro

Complexo Babilônia/Chapéu Mangueira (RJ)

Programação e informações completas no site


fechar