Exposição Destroy and Create

por Clarice Machado

São Paulo recebe expo sobre relação entre skate e arquitetura da cidade


A cidade de concreto recebe uma exposição mais do que adequada nesse início de mês. A mostra Create and Destroy, que acontece na Matilha Cultural a partir de 6 de agosto, fala de skate e de cidade mas sem cair na máxima de fotografias urbanas e do skate como cultura urderground. O grande lance dessa expo é falar sobre a relação do skate e do skatista com a arquitetura da cidade: criar e destruir, que limites seriam esses?

 

Com curadoria de Lucas Pexão, artistas gráficos, fotógrafos, skatistas, videomakers e adjacentes se reunem no espaço com o intuito de levar ao mundo, ou pelo menos à maior quantidade de pessoas possível, um outro olhar e aspecto do universo das rodinhas.

Shapes e tênis novos e usados serão expostos lado a lado simbolizando questões como a destruição de lugares e coisas e a criação de manobras e novas artes gastas no fundo dos decks e nas solas dos sapatos. O interessante é que o processo de destruição das peças poderá ser visto através de fotografias e videos expostos no local.

Billy Argel, Trampo e MZK são alguns dos artistas convidados para a exposição de decks e tênis, e nomes conhecidos no universo do skate como Klaus Bohms são algumas das aparições prometidas para performance no local. Fotografias de Flávio Samelo, Fabiano Lokinho e Alex Brandão também serão expostas ao lado de videos feitos por Gabriel Sândalo e Alexandre Cotinz.

"Vênus", escultura criada pelo Coletivo Noh, servirá de obstáculo para os skatistas darem rolês e executarem suas manobras, estabelecendo um link direto entre arquitetura, cidade e skate, dentro da própria ambientação da exposição.

E a mostra não acontece só da porta pra dentro, afinal, o skate é da rua, e é para a rua que ele vai. A expo ficará na Matilha Cultural até setembro mas nas ruas também poderão ser vistas ações ligadas a ela. A Vênus ficará um mês "in loco" e depois percorrerá algumas ruas da Capital, ficando disponível em praça pública (em local ainda não determinado) para o uso de qualquer um com um skate.

Vai lá: Create and Destroy
Onde: Matilha Cultural (Rua Rego Freitas, 542, São Paulo)
Quando: de 6 de agosto até 3 de setembro, de terça a sábado das 12h às 20h
Ingressos: Entrada gratuita

fechar