Esforço de guerra

por Luiz Filipe Tavares

45 imagens em cores da produção do arsenal americano para a Segunda Guerra Mundial

Em 1942, quando os Estados Unidos entraram oficialmente na Segunda Guerra Mundial, foi criado o Escritório de Informações da Guerra (Office of War Information, ou simplesmente OWI). Instalado pelo então presidente Franklin D. Roosevelt naquele ano, o órgão federal tinha como principal função registrar em filmes e imagens todo o esforço de guerra do país, que voltava todo o seu orçamento para a produção e distribuição de um imenso arsenal que incluia armas e equipamentos de combate em geral para as tropas que lutavam além-mar.

Hoje propriedade da Biblioteca do Congresso, uma imensa parte dessas imagens feitas em cores pelos fotógrafos Alfred Palmer e Howard Hollem está disponível na internet e foi compilada pelo site The Atlantic para mostrar como foi produzido o equipamento utilizado pelas tropas americanas naquele conflito. 

As imagens chamam a atenção também pelo número de mulheres trabalhando no setor industrial. Em um país onde as mulheres também demoraram a sair de casa para trabalhar, é impressionante o número de operárias fotografadas na época. Isso mostra a generalização do esforço de guerra americano naqueles anos, que fez com que toda a nação trabalhasse junta para equipar o exército da melhor forma possível.

Na galeria no alto da página você vê 45 imagens clicadas entre 1942 e 1944, mostrando parques industriais e treinamentos militares americanos ainda nos primeiros anos da participação estadunidense na Segunda Guerra Mundial.

 

fechar