Beatles em quadrinhos

por Luiz Filipe Tavares

Coletânea traz aparições do Fab Four em HQs de diversos artistas internacionais

Duzentas tiras e páginas de quadrinhos dedicadas aos Beatles. Essa é a premissa básica por trás da coletânea Beatles in Comic Strips, dos italianos Fabio Schiavo (jornalista e colecionador de memorabília da banda) e Enzo Gentile (historiador especializado em bandas de rock), lançada no final de agosto pela editora Skira. No total são 240 páginas trazendo HQs famosas e raras de trabalhos que retratam todas as etapas da carreira do Fab Four, desde sua fundação e residência nos clubes underground da Alemanha até a separação do grupo e as mortes de John Lennon e George Harrison.

As histórias em si são um colírio para os olhos dos fanáticos pela banda. Já no quesito coletânea o lançamento deixa a desejar, já que as informações sobre a publicação e autoria das histórias reproduzidas são muito reduzidas. O trabalho de pesquisa, apesar de muito bem feito, falha em transmitir informações centrais a respeito das tiras, o que é um pouco frustrante para leitores mais interessados nos pormenores das HQs.

"Esta coleção tem cópias de comics criados nas mais distintas situações, é muito difícil nomear alguma aparição mais habitual ou repetida dos Beatles. Em algumas aparecem como eles próprios, coisa que já dá muitas possibilidades para o argumento. Noutras podem ser alienígenas vindos de mundos longínquos, noutro espaço e noutro tempo", explicou o co-autor Fabio Schiavo em entrevista ao site português iOnline.

"Já apareceram como Skrulls [inimigos extraterrestres do Quarteto Fantástico que podem assumir diferentes formas; um deles, John the Skrull, tem a aparência de Lennon]; e até já fizeram participações especiais em histórias do Pete Wisdom [o agente secreto britânico feito herói graças a habilidades mutantes, obra da Marvel]. Depois há aparições inesperadas. Por exemplo, na edição italiana “Topolino e il quarto Beatle”, o Mickey e o Pateta viajam no tempo até Liverpool do início de 60 em busca de uma guitarra de Paul McCartney mas é o Pateta que acaba como baterista, no lugar do Ringo. A aventura depois é fazer com que tudo volte à normalidade. Sobretudo porque o resto da banda parece gostar mais do novo baterista que do antigo."

Livro: Beatles in Comic Strips
Autores: Enzo Gentile e Fabio Schiavo
240 Páginas
Preço: R$ 48
Editora: Skira
Link de venda: www.amazon.com/Beatles-Comic-Strips

fechar