A Riqueza de Um Vale

por Luiz Filipe Tavares

Ricardo Martins lança um olhar especial sobre as belezas da região do Vale do Paraíba

Com mais de três milhões de habitantes e duas das maiores reservas naturais do sudeste brasileiro em suas fronteira, o Vale do Paraíba é muito mais do que a região por onde passa a Via Dutra em sua ligação Rio-São Paulo. No total são quase 60 municípios divididos entre São Paulo e Rio de Janeiro, grande parte deles bastante industrializados e com economias vibrantes. Mas o que chama mesmo a atenção na região do Rio Paraíba é a beleza natural e arquitetônica, especialmente nas Serra da Bocaina e da Mantiqueira.

São essas belezas que aparecem no novo livro do fotógrafo Ricardo Martins, A Riqueza de Um Vale, que está saindo neste mês com belíssimas imagens fotografadas por toda a extensão do Vale do Paraíba. Natural de São José dos Campos, a maior cidade da região, o fotógrafo explora técnicas de super-exposição e gasta até quatro horas na produção de suas imagens, um trabalho de muita dedicação e paciência que recompensa o esforço com resultados belíssimos.

Segundo o próprio autor, o livro foi produzido para mostrar a região de uma forma nunca vista antes. E a julgar pelos resultados, Ricardo está no caminho certo. O livro será lançado pela editora independente Kongo, do próprio fotógrafo, e chega às livrarias com 220 páginas de fotos da região.

Na galeria abaixo você vê uma prévia do trabalho de Ricardo Martins em seu mais novo livro.

Livro: A riqueza de um vale
Autores: Ricardo Martins
220 Páginas
Preço: R$ 160
Editora: Kongo
www.ricardomartins.org

fechar