60 anos de Joey Ramone

por Luiz Filipe Tavares

Marcamos o aniversário do líder dos Ramones com uma seleção especial de vídeos da banda

Os Ramones não são só a pedra filosofal do punk rock, que deu ao mundo a habilidade de transformar quatro acordes e a contagem one, two, three, four em ouro sólido. Se hoje qualquer pessoa pode pegar uma guitarra sem saber tocar direito e transformar isso sozinho em ideologia, o crédito também tem que ir pra conta desses caras. Primeiro com Joey, Johnny, Dee Dee e Tommy, depois com a ajuda de Marky, Richie, Elvis e C.J, os Ramones derrubaram o establishment do rock e fizeram o que queriam, do seu próprio jeito e sem hesitar em cuspir diretamente na cara do status quo desde 1974, anos antes do próprio punk ser consolidado como cultura.

Clique aqui e ouça o TripFM com Marky Ramone, onde o baterista fala sobre a vida na estrada e a relação com Joey

Neste dia 19 de maio, o vocalista e ícone maior dessa formação de cabeludos vestidos de jeans e jaquetas de couro completaria 60 anos de idade, sendo que pelo menos 37 deles seriam dedicados em tempo integral à sua maior paixão: o rock n' roll. Se Joey não tivesse nos deixado em abril de 2001 depois de uma longa batalha perdida contra um linfoma, ele ainda estaria por aí espalhando o poder dos desajustados pelos quatro cantos do planeta. Afinal, Jeffry "Joey" Ross Hyman era o exemplo vivo do poder de transformação que a música exerce até hoje sobre a juventude.

Em 1974, com apenas 23 anos, Joey Ramone comandou o ataque sonoro do primeiro disco dos Ramones, que levava apenas o nome da banda e tornou-se um dos álbuns mais influentes de todos os tempos, com 14 músicas que se tornaram 14 clássicos instantâneos do rock americano. Dali em diante foram mais de uma dúzia de discos de estúdio, 7 álbuns ao vivo e 12 compilações com os Ramones, além de mais dois discos e dois EPs solo incluindo In a Family Way – Sibling Rivalry, gravado com seu irmão Mickey Leigh e lançado em 1994.

Se os Ramones não construiram a casa do punk rock, no mínimo foram os primeiros inquilinos do estilo criado à base de muita birita e porrada pelas mãos dos Stooges e do MC5. E para homenagear o aniversário deste homem que cruzou o Atlântico para mostrar para The Clash, Dead Boys, Undertones e The Damned que existia vida além da virtuose do rock progressivo, só mesmo uma grande lista de seus mais louváveis trabalhos pode fazer justiça à sua obra. 

Logo abaixo você vê uma seleção especial com uma música de cada disco de Joey à frente dos Ramones e uma surpresinha da carreira solo no final. 

1974: "Judy is a Punk" ao vivo no CBGB (pré-disco de estreia) 

1976: "Bllitzkrieg Bop" ao vivo no CBGB (do disco The Ramones)

1977: "Commando" ao vivo de It's Alive (do disco Leave Home)

1977: "Sheena is a Punk Rocker" (do disco Rocket to Russia)

1978: "I Wanna be Sedated" (do disco Road to Ruin)

1980: "Rock and Roll Radio" com produção de Phil Spector (do disco End of the Century)

1981: "The KKK Took my Baby Away" ao vivo na Suécia (do disco Pleasant Dreams)

1983: "Psycho Therapy" (do disco Subterranean Jungle)

1984: "Wart Hog" com Dee Dee Ramone no vocal (do disco Too Tough to Die)

1986: "Somebody put Something in my Drink" ao vivo na MTV (do disco Animal Boy)

1987: "Bop 'Till You Drop" (do disco Halfway To Sanity)

1989: "I Believe in Miracles" (do disco Brain Drain)

1992: "Touring" (do disco Mondo Bizarro)

1993: "Substitute", cover do The Who (do álbum de covers Acid Eaters)

1995: "The Crusher", versão do ao vivo de We're Outta Here (do disco Adios Amigos)

Bonus: 1994 - Sibling Rivalry (Joey e seu irmão Mickey Leigh) com a música On The Beach

 

fechar