50 anos em 120 segundos

por Redação

A história do skate desde as origens no surf até a profissionalização dos anos 2000

Um usuário italiano do YouTube chamado Guido Sty Rizzone prestou um serviço à memória do skate. Em seu canal no site de compartilhamento de vídeos, o 94yts, ele editou um videoclipe de dois minutos que passa por 50 anos da história do carrinho, indo desde os primórdios no surf californiano até a mega profissionalização, os X-Games e as ligas de street que hoje são as maiores atrações do esporte.

Está tudo ali: os dias de brinquedo nos anos 60, os primeiros pioneiros do esporte, Dogtown e os Z-Boys, os dias de ouro da caça às piscinas vazias, os primeiros campeonatos de freestyle, os aéreos seminais, o primeiro ollie, a Bones Brigade, a evolução do vertical, o nascimento do skate street, Munster Monster Madness, o circuito mundial de street, os X-Games, a geração voadora do vertical, Megarrampa, Street Leage e muito mais.

Tudo isso contato através de fotos clássicas e personagens famosos que vão de Tony Alva a Tony Hawk, de Bob Burnquist a Mike Vallely, de Daewon Song a Rodney Mullen, de Andy Macdonald a Steve Peralta e outros mitos do skate em todas as suas modalidades.

A cereja do bolo é a trilha sonora: os dois minutos que recontam a história do skate são sonorizados pelo clássico "Nervous Breakdown" do Black Flag em sua versão original, com Keith Morris nos vocais.

Vai lá: www.youtube.com/user/94yts

fechar