por Flávia Durante

Chef Ricardo Viola faz sucesso com webshow onde ensina a cozinhar gastando pouco

"Sexta-feira, 20 mangos no bolso, dá pra fazer um prato pra dois? Claro que dá"! Esse é o mote do Menos de Vinte, videocast gastronômico apresentado pelo chef Ricardo Viola. Com uma linguagem sem firulas, o programa ensina quem não tem muita prática na cozinha a fazer pratos fáceis e rápidos usando ingredientes que custem até 20 reais. Entre seu público, não há só mulheres mas também muitos marmanjos que querem aprender a se virar com as frigideiras, facas e fogões.

Com pinta de integrante de banda de hardcore, o chef de cozinha de 38 anos tem conquistado fãs com a sua maneira descontraída de falar de gastronomia. Figura presente na cena underground paulista desde os anos 90, Viola foi músico, roadie, vendedor de merchandising, lojista, dono de uma distribuidora de selos independentes e cuspidor de fogo (!!). Ao resolver "tomar jeito na vida" e deixar de ser "roqueiro vagabundo", conforme suas próprias palavras, escolheu a Gastronomia pra seguir como rumo. Trabalhou em restaurantes renomados, cozinhas terceirizadas e prestou serviços até para o Google, onde preparava o cardápio dos funcionários da empresa.

Foi na poderosa empresa de internet, onde entrou em contato com gente do mundo inteiro, e com a crise norte-americana de 2009 estourando, que teve a ideia de fazer comida de rua, que é muito comum no exterior. Por afinidade, escolheu a culinária do México e criou o Tchicano Ai Ai Ai - Comida Mexicana de Rua. Começou com uma barraca em Santo André e depois de um tempo conseguiu um disputado espaço na Feira de Artesanato do Trianon MASP, na Avenida Paulista, que rola aos domingos.

Hoje, ao lo lado do seu braço direito, o filho Ian, de 16 anos, faz sucesso com os seus tacos e burritos de preço acessível (em média R$ 5,00) em suas três barracas (duas em Santo André e a da Paulista). "Agora trabalho quatro vezes mais do que quando era empregado mas cada segundo vale a pena", diz Viola. "Não tenho chefes chatos e sigo minhas leis no meu mundo do rango", brinca. Sobre o modismo da profissão, comenta: "ser chef de cozinha agora é a bola da vez mas é o que uma vez meu instrutor no Senac me falou, 'o que faz o cozinheiro é esfregar a barriga no fogão'. Todo mundo quer ser o Alex Atala mas ninguém já começa como chef, tem que ralar muito e saber aproveitar as oportunidades", completa.

Com seu jeitão despachado e comunicativo, que lapidou no período em que atuou como ator em comerciais de TV e filmes, pintou da produtora Mudroi o convite pra apresentar o Menos de Vinte. Com uma trilha sonora embalada a rock n' roll, o webshow é gravado no 74 Club, em Santo André, e publicado quinzenalmente. Ainda sem divulgação oficial, os episódios estão com audiência crescente apenas circulando pela sua rede de amigos. A ideia, diz Viola, é continuar a série, conseguir patrocínios e, quem sabe, emplacar o programa na TV.

Assista ao episódios já lançados abaixo e no final uma playlist do chef hardcore com músicas pra ouvir na hora de cozinhar:

 

 

Playlist do chef Ricardo Viola pra ouvir na hora de cozinhar:

Brant Bjork - The future rock (we got it)
Alice in Chains - Check my brain
Danzig - Dirty black summer
Frank Zappa - Peaches en regalia
The Sword - Tres brujas

Vai lá: www.facebook.com/menosdevinte
www.twitter.com/menosdevinte

fechar