play

Você é o Frito Sampler?

por Camila Eiroa

O músico Tatá Aeroplano convida para um mergulho no universo psicodélico do personagem Frito Sampler

A cena de música independente paulistana tem uma figura importante, Tatá Aeroplano. À frente da banda Cérebro Eletrônico, mostrou suas diversas faces e personagens que habitam seu imaginário. Hoje, com as atividades da banda encerradas, os integrantes da banda estão desbravando projetos novos e Tatá lança Aladins Bakunins, disco de um desses personagens: Frito Sampler. 

Frito surgiu em uma das primeiras bandas do cantor, a Jumbo Elektro. A voz é diferente, psicodélica, e tem um dialeto próprio. Em 2013 foi trilha para o filme De menor, dirigido por Caru Alves de Souza. "Esse nome veio em um sonho que tive em 2003. Um garoto aparecia e me perguntava: você é o Frito Sampler? Ele é um ser totalmente naif, o cara do mato na cidade grande que volta para o mato depois. Que vive de encantamento, de colorido, de psicodelia, de melodias ... é um trovador maluco", conta Tatá.

Aladins Bakunins tem a parceria da namorada do personagem, Grace Ohio. Também psicodélica, ela é representada por Julia Valiengo, uma das vocalistas da banda Trupe Chá de Boldo. O cantor diz que eles "são um casal andrógino, pós-tudo, que frequentam raves intergalácticas e festas juninas pelo interior do país". Além de Grace, os músicos Junior Boca, Clayton Marin, Dustan Gallas, Meno Del Picchia, Pedro Gongom, Gustavo Souza, Fernando Maranho, Otavio Carvalho, Bárbara Eugênia e João Leão estão no disco.

Junto com o lançamento deste novo trabalho, dois clipes que foram gravados entre o Natal e o Ano Novo estão no ar. O local escolhido foi o sítio da irmã de Tatá, onde ele passou boa parte da infância. "Entramos totalmente no estado de espírito do Frito, que sempre leva uma sacola cheia de fantasias". As faixas escolhidas foram Frank black meeting calling days Ladies, soldies and fantasys, que foi gravado em plano sequência no antigo chiqueiro do lugar. 

Com batidas eletrônicas, as músicas do Frito Sampler brindam a psicodelia e convidam os ouvintes a desbravarem uma utopia diferente; o universo mágico de um personagem totalmente alheio ao cinza da cidade grande. "Eu deixo o personagem se manifestar em sua plenitude. Aparecem essas vozes estranhas, freaks, doces e me reconheço nelas, me deixo levar. É um lance que não procuro explicar, só vivenciar", finaliza o cantor.

Vai lá: Aladins Bakunins, lançamento do selo Voador Discos 
www.tataaeroplano.com.br

Assista aos clipes:

fechar