Revista Trip

tamanho da letra
aumentar fonte
diminuir fonte

Primeiro da primavera

Nova estação começa sem grandes impactos no surf, mas clima já muda com mais nitidez
24.09.2010 | Texto: Liquid Dreams / www.ldsurf.com.br,
O inverno chegou ao fim e foi marcado por extremos nas temperaturas e baixa umidade do ar. Para este final de semana, uma nova frente fria avança pelo sudeste e complica gradativamente o tempo. Mesmo não prometendo muita coisa, as ondas continuam na área e devem manter o surf ativo para uma brincadeira suave. Preferência para os picos de leste, mas os picos de sul também deverão, em menor escala, proporcionar uma remada no domingo.

 

Previsão do Tempo

A Primavera chega e mostra as caras trazendo muita chuva, queda de temperatura e dias predominante nublados por um bom tempo. O cenário para o final de semana já deve ser bem complicado, com tempo encoberto, temperaturas caindo e sinalização de chuva em ambos os dias. Vale destacar que as fontes estão firmes e deveremos ter pancadas bem intensas entre domingo e terça-feira, tanto no litoral quanto na capital. Daí em diante, deveremos ter um volume menor, mas o risco de chuva continua vivo até o fim da semana, acompanhado de temperaturas limitadas (frio leve) e céu encoberto. Ou seja, “aquele” tempinho...

Sábado: Tempo encoberto com chuva a qualquer momento. As temperaturas máximas já começam a ficar limitadas, mas ainda podemos ter algumas aberturas isoladas.

Domingo: Complica de vez. O tempo continua fechado, as chuvas se intensificam e esfria ainda mais.

Previsão das Ondas

Sem grandes sistemas no radar, ficaremos basicamente por conta das ondas de baixa intensidade de leste e do sistema local que traz a frente fria e um leve balanço de sul. A partir de quarta-feira uma nova lestada deve trazer mudanças nas ondas.

Sábado: O sábado não promete muita coisa, havendo apenas a continuação das ondas de leste que estão na área há alguns dias. Elas atuam sozinhas, e como algumas fontes indicam inclusive a possibilidade de enfraquecimento, o mais conservador é esperar algo entre meio metrinho e meio metro de leste. Os ventos devem predominar de sul/sudoeste e, juntamente com a direção das valinhas, tendem a favorecer a brincadeira nos picos preferenciais de leste. Como ultimamente os ventos estão fugindo um pouco das previsões, podemos ter brechas. Os picos de sul devem variar entre flat e força barra. O final da tarde pode apresentar um pequena (bem pequena) reação, e com menos ventos.

Domingo: O domingo deve ter dois destaques: um reforcinho de sul e momentos de muita chuva. Em águas rasas deveremos ter ondas de sudeste com cerca de meio metro. Trata-se de um pequeno combo swell, cruzando duas pequenas influências de leste e de sul, sendo a primeira (leste) um pouco maior que a recente (sul). Sendo assim, as ondas giram em relação ao sábado, e no geral deve subir um pouco nos picos de sul e manter o tamanho nos de leste. Os ventos também devem girar e ganhar pressão, virando para leste, sendo o período da manhã o mais calmo. Um fato que deve ser considerado são os grandes volumes de chuva, que certamente poderão influenciar a performance das ondas. Pra quem não tem medo de chuva, pode render uma valinha divertida sem muita concorrência no outside.

 

Para ficar por dentro de todos os detalhes das ondas e do tempo desta e da próxima ondulação, cadastre-se no ldsurf e receba gratuitamente os boletins completos da LD. Para acompanhar de perto o ajuste fino das previsões, siga-nos também em nosso TWITTER: @liquidsurf.

Por enquanto é isso aí. Ficamos na expectativa de dias melhores, mas por enquanto vamos preparando os guarda-chuvas e aproveitar o que temos.

Abraço e boas ondas!

LIQUID DREAMS
www.LDSURF.com.br