Aproveite enquanto é tempo

por Redação

A ondulação continua na área e deve segurar condições razoáveis para surf no fds


Cadastre-se e receba os boletins sempre quentinhos no seu email: www.ldsurf.com.br

Salve!

Semana agitada e marcada por boas ondas na segunda-feira, (tubos de 1,5m+ no final do swell n.14), e também pela chegada do swell n.15 a partir da tarde de 4ª, sendo que ontem tivemos mais um high surf e as ondas passaram de 2m nos preferenciais de sul!  Os ventos estiveram em alternância constante, e o mais incrível foi que, talvez devido ao frio e as condições climáticas como um todo, o crowd esteve bem abaixo do normal, mesmo com alguns picos quebrando boas ondas.   

Esta ondulação continua na área e deve segurar condições razoáveis para o FDS, com ao menos 1 metro nos preferenciais de sul/sudeste, sol e novo padrão de ventos, o que inclui uma breve e não muito intensa lestada de sábado para domingo. Além disso, mesmo com o frio, visual incrível com muito sol, valendo o surf! Para o meio da semana, o swell n.16 vem despontado nos mapas e deve trazer mais um limpo, ameno e bom round de ondas de sul, desta vez com a lua cheia, valendo ficar atento desde já.  

Quanto aos demais eventos da semana, destaque para os transtornos causados pelo ciclone que nasceu "colado" a costa sul/sudeste (que trouxe transtornos em diversas cidades, incluindo a capital paulista), as erupções vulcânicas no Chile (que paralisou aeroportos em todo o cone sul) e também à confirmação do primeiro furacão norte-americano da temporada ("Adrian", categoria 4), próximo a costa do México, no Pacífico, mas com pouco potencial para gerar surf devido a sua rota de deslocamento. Agora vamos voltar ao nosso quintal e ver o que Netuno nos reserva para os próximos dias. 

 

Índice

1 - Resumo LD

2 - Tábua de Marés

3 - Análise das tempestades

4 - Liquid Links

 

1 - RESUMO LD  

LIQUID DREAMS

Condições predominantes para o litoral de São Paulo

Dia

Tempo

Ventos     

Ondas

Direção e Período

Tendência

 

 

 

 

 

 

SÁB

Predomínio de SOL, com manhã gelada e temperaturas amenas durante o dia (vai dar praia no meio do dia), voltando a gelar na madruga. Poucas nuvens e nada de chuva

Dia de transição, sem grande intensidade. Brisa matinal de NE, virando para sudeste fraco ao longo do dia. Até o fim de tarde tende a virar pra leste e acelera um pouco

1 metro de Sul / SE c/ séries maiores nos mais expostos

  

Cai um pouco em relação a 6a, mas mantêm pressão praticamente estabilizada ao longo do dia

11

  

jun

Sul

  

10s

 

sozinho e estável

 

  

 

 

Destaques

O vento sudoeste que entrou nesta 6a ajuda a manter pressão no swell n.15 e garante ondas de sul com pelo menos 1m nos preferenciais. As fontes não estão exatamente alinhadas, e algumas delas indicam potencial para séries de 1 metrão e até mesmo algo próximo a 1,5m (apenas nos mais expostos, claro), portanto vale acreditar no surf. Pela manhã, há risco deste início de reforço de sul entrar um pouco "estranho", mas caso isso ocorra, tende a se alinhar. Como também teremos uma variação de marés que volta a ser mais significativa, deve rolar momentos bem diferentes ao longo do dia, valendo ficar atento pois pode ficar bom. Os ventos devem ajudar e não prometem muita intensidade, provavelmente rolando uma brisa nordeste a noroeste (bom), possíveis momentos de sudeste à tarde, e boas chances de virar para leste até o fim do dia, quando apertaria um pouco, mas não muito. No geral, um dia com sol, ondas na casa de 1m e formação regular a boa e nada de chuva. Não terá a potência de outros FDS recentes, mas promete um bom surf, inclusive nos preferenciais. Mesmo frio, com sol tudo fica mais fácil.

 

 

 

 

 

 

DOM

Mais um dia de SOL, e possíveis momentos de céu de brigadeiro (zero de nuvens). Um pouco mais quente durante o dia, mas ainda bem frio pela manhã e à noite. Não chove

Tendem a soprar moderados, predominando de leste/NE. Possíveis momentos de leste/sudeste no meio do dia.

Meio a 1m de sul/ sudeste, com as maiores na 1a metade do dia

Sul/ Sudoeste

Pequeno combo (sul + sudeste) com as duas influências perdendo tamanho ao longo do dia

12

9 a 10s

jun

primário

  

 

 

Sul/ Sudeste

 

10s

 

secundário

Destaques

No domingo dos namorados, quem conseguir sair cedo do ninho para encarar o frio da manhã (aprox 12o) vai ser encontrar a maré bem seca nas primeiras horas do dia, e agora a expectativa é de um pequeno combo de sul + sudeste. Se o "seu" pico não funciona bem com a maré seca, você pode até dar uma enrolada no edredom sem peso na consciência, mas não vacile, pois as ondas devem baixar rápido. Ao longo da manhã a maré enche e ainda há potencial para ao menos 1 metrinho/ 1 metro na primeira metade do dia, com ventos fracos a moderados do quadrante leste/nordeste. Passado esse primeiro "pump" da enchida matinal, as ondas tendem a perder força e tamanho de forma significativa até o final da tarde, mas ainda há a maré secante para trazer alguma novidade. Tempo frio, mas com possibilidade de um dia de gala quanto ao sol, dando condições para uma boa praia. 

 

 

 

 

 

 

SEQUÊNCIA:

  

A 2a promete sol e um pouco mais de calor, com ondinhas declinantes de sudeste em torno de meio metrinho a meio metro, e ventos oscilando entre noroeste matinal e sudeste à tarde. Pode ocorrer uma leve reação no finzinho de tarde. Para 3a as ondas dão uma leve reagida e podem passar um pouco de meio de metro de sul/sudeste, mas o tempo complica, esfriando, fechando e podendo chover - além do vento virar para sul. Na 4a deveremos receber o suave swell n.16, de sul e com ventos do quadrante leste (neste momento o ápice é estimado em torno de 1m). A 5a parece apresentar condições parecidas, mas já com o mar menor. De 6a em diante tudo indica que o mar lesta e enfraquece muito, inclusive com risco de que o outro FDS seja bem marolado. Para quem nos acompanha no twitter @liquidsurf, traremos atualizações sobre o swell do meio da semana, já que sua situação é bem instável e existe risco de virar lenda

 

2 - Tábua de Marés de São Sebastião:

Lua

Crescente

 

 

 

 

 

SÁB

11/06/2011

 

DOM

12/06/2011

04:53

0.4

 

00:36

1.0

12:04

1.0

 

05:47

0.2

17:43

0.4

 

12:53

1.1

 

 

 

18:51

0.4

 

 

 

 

 

Sunrise

06:42

  

Primeira luz

6:14h

Sunset

17:18h

 

Última luz

17:38h

 

 

 

 

 

Temperatura média da água

21,5 graus

3 - ANÁLISE DAS TEMPESTADES: Continua agitado, mas pode desacelerar um pouco na sequência

O Atlântico Sul ainda está na fase fluida, mas no médio/longo prazo as coisas tendem a ficar mais devagar e Netuno já sinaliza uma folga das grandes bombas, ao menos por enquanto.O swell n.15 (que ainda está na área) teve origem no ciclone citado no último LD, que foi o responsável pelos estragos causados nas regiões sul e sudeste devido à proximidade da costa no momento em que se formou - e poderia ter sido bem pior, caso não tivesse se deslocado tão rapidamente. As ondas aí geradas atingiram o ápice na 5ª e ainda continuam intensas nesta 6ª, porém com vento sudoeste.

Como o ciclone se afastou rápido, suas ondas também não deveriam segurar muito, mas estas novas pistas de sudoeste bem próximas ao litoral (as que "poderiam" ter se transformado em outro ciclone, mas o fizeram) devem garantir um pequeno reforço e retardar o declínio do swell ao longo do FDS - justamente quando um centro de alta pressão associado a uma massa polar garante tempo aberto, noites frias e ventos do quadrante leste/NE de sábado para domingo.

Isso ocorrerá porque já na 2ª deveremos terá a formação de um novo ciclone extratropical (sim, mais um!) na altura da Foz do Prata, inicialmente de médio porte e com rápido deslocamento para leste - o que deverá trazer um igualmente rápido, porém interessante, swell n.16 para o meio da próxima semana. Como os sistemas tendem a se mover bem rápido na próxima semana, um novo centro de lata pressão volta a nos encobrir, e ainda não há indícios da próxima fonte de ondas.

Ou seja, o swell n.16 está mais para uma casquinha que entra limpa do que para um swell grande de fato, mas ainda assim promete ser o melhor momento da próxima semana. Infelizmente a potência de suas ondas tem variado bastante e vem sendo revista pra baixo, pois as últimas projeções indicam que o ciclone só vai ficar forte de verdade quando já estiver fora de nosso ângulo, mas ainda assim parece trazer ao menos 1m de sul no ápice, entre 4ª e 5a). Passadas estas ondas (de 6ª em diante), acende-se a luz amarela para que o outro FDS, o último do outono, possa ser de ondas pequenas e fracas. Seguimos atentos, na esperança de novidades positivas para que possamos celebrar o International Surfing Day, domingo, 19 de junho, surfando!

- Liquid Link: Medina rumo ao topo

Dando sequência ao incrível momento do surf brasileiro no cenário mundial, Gabriel Medina (17) desbanca todo mundo no Supersurf Prime Imbituba 2011 e fica mais próximo do WT com uma apresentação animal. Vídeo com a narração original do evento, pra sentir a vibe:

E para fechar, mais tubos da Tasmânia, filmados de dentro d´água pelo próprio surfista (Marti Paradisis). Belas imagens:

Valeu, amigos. Por enquanto é isso.

Boas ondas!

 

Liquid Dreams

Que não seja imortal, posto que é onda. Mas que seja infinito enquanto dure

(Vinícius, se ele surfasse)

Liquid Dreams
www.ldsurf.com.br
Twitter: @liquidsurf

fechar