100 ideias que mudaram o design

por Luiz Filipe Tavares

Livro divide a história do design em tópicos divertidos para profissionais e apreciadores

Não é preciso ser profissional de artes para se interessar por design. Ele está em tudo que nos rodeia, de objetos do cotidiano até anúncios, veículos, softwares, websites, jóias, capas de livro e discos .

Para quem sabe que é impossível escapar da influência desta arte, a editora Laurence King, o repórter de design Steven Heller e a crítica Veronique Vienne trazem o livro 100 Ideas that Changed Graphic Design [100 ideias que mudaram o design gráfico, em tradução livre], um compêndio simples e inteligente que resume as grandes mudanças na evolução do design cobrindo momentos importantíssimos como a contracultura panfletária, a psicodelia, os manifestos, pictogramas, geometria, nostalgia e muito mais.

Com uma curadoria impecável, o livro traz um longo inventário de conceitos abstratos que de uma forma ou de outra mudaram o rumo da criação gráfica. Sempre acompanhados de imagens ilustrativas e conceitos históricos, o guia traz as origens de cem momentos criativos que mudaram para sempre a relação dos artistas e de suas obras com o zeitgeist.

"Grandes ideias são noções, conceitos, invenções e inspirações que são empregadas por designers para melhorar todos os gêneros de comunicação visual", explicam Heller e Vienne na introdução do livro. "Essas ideias tornaram-se a língua nativa do design através da síntese e da contínua aplicação. São elas que constituem as estrutras tecnológicas, filosóficas, formais e estéticas da arte do design gráfico."

O livro ainda não tem previsão de lançamento no Brasil, mas já pode ser comprado pela internet através da Amazon.com.

Livro: 100 Ideas that Changed Graphic Design
Autor: Steven Heller e Veronique Vienne
216 Páginas
Preço: US$ 19.77
Editora: Laurence King Publishers
www.laurenceking.com/

(via Brainpicking)

fechar