Revista Trip

tamanho da letra
aumentar fonte
diminuir fonte

Tabuleiro no ringue

Chessboxing intercala rounds de pugilismo com quatro minutos de xadrez, no mesmo ringue
02.04.2008 |
POR EVA U.

Modalidade esportiva ainda pouco conhecida por aqui, o chessboxing intercala rounds de pugilismo com quatro minutos de xadrez, no mesmo ringue. A vitória se dá por xeque-mate ou nocaute, o que vier primeiro. Se o esporte é relativamente novo, a idéia do herói enxadrista e pugilista não é tão recente.

No filme Mystery of chessboxing (1979), o jovem aprendiz de kung fu Lee Yi Min tem aulas de estratégia com um velho instrutor de xadrez. E no filme Uuno Turhapuro – herra Helsingin herra, de 1991, Uuno (uma espécie de Mazzaropi finlandês) aparece jogando uma partida de xadrez às cegas, enquanto luta boxe com outro oponente. Mas foi baseado na HQ de ficção científica Froid-Équateur (1992), do iugoslavo Enki Bilal, que o artista holandês Iepe Rubingh protagonizou a primeira “luta-partida” em 2003.

Cinco anos depois, a modalidade promete refazer o caminho dos colonizadores e conquistar a América na maior luta já organizada. Em 31 de maio, Los Angeles abrigará a disputa entre o atual campeão mundial, Frank Stoldt, e o policial americano David Depto.

VAI LÁ: www.chessboxing.com