Retrato de um país doente

por Alê Youssef
Trip #231

Alê Youssef: O Haiti de Gil e Caetano nunca sai das nossas cabeças

Fiquei emocionado quando Emicida postou um desenho em memória de Claudia Ferreira da Silva, morta e arrastada por uma viatura policial, com a frase: “A carne mais barata do mercado é a carne negra”

Outro dia na gravação do Esquenta, programa da TV Globo do qual sou colaborador e comentarista com muito orgulho, Regina Casé lembrou que muita gente acha que o Esquenta é visto como um programa em que os negros são protagonistas. Entretanto, ao avaliar as pessoas que estavam na gravação, era perceptível o mesmo número de brancos e de negros. Em uma das suas frases geniais, Regina cravou: “Não é que o Esquenta só tenha negros, é que a TV não abre espaço para os negros e, quando um programa coloca o mesmo número de brancos e negros, acham que só tem negros”. De um jeito simples e direto, a apresentadora traçou o quadro de desigualdade racial nos meios de comunicação.

Na mesma semana em que ouvi essa reflexão da Regina, o país ficou chocado com a morte de Claudia Ferreira da Silva, primeiro atingida pelos tiros preconceituosos dos policiais, depois arrastada pela viatura policial. Não existem palavras para demonstrar tamanha indignação com o que aconteceu. Retrato de um país doente, triste. Fiquei emocionado quando o rapper Emicida postou em suas redes sociais um lindo desenho em memória de Claudia com a frase: “A carne mais barata do mercado é a carne negra”. Lembrei do horrível episódio ao som da voz rasgada de Elza Soares.

HAITI É AQUI

Para encerrar, vem a lembrança da celeuma causada pelos rolezinhos: as portas fechadas e as liminares dos shoppings de luxo e o discurso dissimulado das madames contrárias à baderna deixaram tudo muito claro.

Três exemplos de fatos que aconteceram tão recentemente mostram essa lamentável face de nosso país. Nos meios de comunicação, na ação policial, nas comunidades e na ocupação dos espaços públicos, o racismo está presente. E não adianta o espetáculo do crescimento da TV de tela plana, linha branca e IPI reduzido. O Haiti de Gil e Caetano nunca sai das nossas cabeças.

*Alê Youssef, 38, é apresentador do programa Navegador, da Globonews, comentarista do programa Esquenta!, da TV Globo, advogado e produtor. Seu e-mail é alexandreyoussef@gmail.com

fechar