Blog Suzano
icone postado
Postado em 16.06.2010 | 13:03 | por Ivan Obara
diviso

Trilhas, cachoeiras e muita adrenalina no Parque das Neblinas

Divulgação


O Parque das Neblinas, localizado em Bertioga, no litoral paulista, é uma reserva privada com quase três mil hectares, vizinhos ao Parque Estadual da Serra do Mar. O acesso é feito pelo distrito de Taiaçupeba, em Mogi das Cruzes. Administrado pelo Instituto Ecofuturo, o parque oferece caminhadas monitoradas e expedições para observação de orquídeas e de pássaros, além de esportes como mountain biking e canoagem. Em todas as opções, é possível parar e se refrescar com um banho de cachoeira. Para a prática de mountain biking, os visitantes precisam levar bicicleta apropriada, equipamentos para reparo de emergência, como câmera-reserva e reparo de câmera, capacete, cantil e tênis adequado. Há trilhas para os mais variados praticantes, de iniciantes a experts.

Um dos passeios mais bonitos é a trilha do Itatinga, que corta a Serra do Mar de sua parte alta até o litoral, chegando a uma pequena barragem que capta parte da água do rio Itatinga. A partir daí a caminhada acompanha as estruturas da mais antiga usina hidrelétrica em funcionamento no Brasil, a Usina de Itatinga, inaugurada em 1910. As trilhas são percorridas com o auxílio de guias. Quem não se sentir apto para qualquer uma das atividades podem simplesmente aproveitar a infra-estrutura do centro de visitantes do parque, dotado de auditório, painéis interpretativos e uma passarela suspensa em árvores com mais de 100 m.

Divulgação

O custo varia de acordo com a programação escolhida, que pode durar até mais de um dia. O pacote "3 em 1" (bike + canoagem + caminhada) custa R$ 100 por pessoa, em grupos de 5 a 10 visitantes. A alimentação pode ser levada pelos visitantes ou contratada previamente com os fornecedores da comunidade. O parque fica aberto das 9h às 17h.

Vai lá: E-mail: parquedasneblinas@ecofuturo.org.br

Telefones: 4724-0556 e 4724-0555

 

diviso