Revista Trip

Blog Blog da Redação

Fim de semana no parque

01.07.2008 | 14:30 | por Cirilo Dias
POR CAIO FERRETTI

Carioca nenhum vai poder dizer que a praia do paulistano é o rio Tietê. Assim será por quatro dias seguidos, quando o mundo do surf e da praia sobe a serra e chega a São Paulo com o melhor da cultura das ondas. Arte, música, cinema e moda estão presentes no Festival Alma Surf deste ano. Nossa faixa de areia está garantida.

“Sempre que conseguirmos transformar simpatizantes em praticantes estaremos crescendo”, justifica Romeu Andreatta, idealizador do festival. Iniciado ontem (9 de julho) na Bienal do parque Ibirapuera, o evento conta com algumas seções inéditas. Um exemplo é a exposição sobre a história da criação das pranchas de surf, com réplicas do que era usado pelos surfistas há mais de 50 anos. A exposição chamada de “Árvore genealógica dos shapers no Brasil” mostra desde os enormes pranchões feitos de madeira até as atuais pranchinhas cheias de tecnologia.

O espaço maior ficou reservado para o chamado Salão do Surf. Uma área cheia de lounges de marcas ligadas ao esporte. A Trip marca presença nessa seção distribuindo revistas e passando vídeos de making of dos ensaios das Trip Girls. Para os saudosistas, a edição número 1 da revista está exposta junto a outros números históricos na Banca da Trip.

A arte também está muito bem representada no festival. Diversos painéis estão espalhados cobertos de fotografias, pinturas, desenhos e grafites. E não pense que são todos iguais, sempre com ondas etc. “Temos que desconstruir essa idéia de que arte de surf é onda perfeita. Não é só isso, é um cotidiano. O movimento cultural é bem maior”, defende Ciro Bicudo. Faz sentido, em sua obra não se vê um só tubo desenhado. O que não significa que ele não seja um apaixonado pelo esporte. “Surf não é mercado, é coração. É surfar pelo prazer de estar na água.” Um pensamento compartilhado pelo também artista Marco Ubaldo. “O status do surf é legal, mas é muito mais do que isso. O surf de raiz é puro de alma”, diz. O festival vai até sábado dia 12. Vale a pena aproveitar enquanto o mar está banhando São Paulo.

Vai lá: Confira todas as atrações do festival no www.festivalma.com.br

+ comentários

A Trip se reserva o direito de excluir comentários ofensivos

Deseja comentar?

 usuário Trip



» Esqueci minha senha

» Conheça as vantagens de ser cadastrado

» Cadastre-se na Trip para obter uma conta gratuita

 convidado

Por Redação da Trip

Nossa equipe solta o verbo

+
Rss

/arquivo

/Revista Tpm

Edição 144
Tpm #144