Bike na Chapada Diamantina

por Redação

Sete dicas para você aproveitar ao máximo a experiência

Sete dicas para você aproveitar ao máximo a experiência


Onde fica

O Parque Nacional da Chapada Diamantina fica no centro da Bahia. A cidade de Lençóis, porta de entrada da região, está a 409 quilômetros de Salvador e conta com um aeroporto – a viagem de avião leva 45 minutos. De carro, são 5 horas. De ônibus, 6.

Quando ir

As chuvas de dezembro a fevereiro deixam as cachoeiras mais bonitas, mas complicam a pedalada. Prefira o período entre abril e outubro. Se não quiser frio (10 graus), evite o mês de julho.

O que levar

O ideal é levar a própria bicicleta, com a qual você já está acostumado. Mas é possível alugar uma nas agências de Lençóis. Não se esqueça de uma capa de gel para forrar o selim e/ou uma bermuda almofadada. Capacete e luva são fundamentais, e uma mochila do tipo camelbag ajuda a hidratação durante a pedalada. Nunca é demais ter à mão uma ferramenta multiuso para montar e desmontar a roda e ajustar a altura do banco. Para os roteiros mais exigentes, é importante levar peças sobressalentes, como pastilhas de freio e gancheira (peça que suporta o câmbio).

Palavra de quem conhece

“Há roteiros para todos os níveis de ciclistas na Chapada. E sempre tem um carro de apoio. Mas é bom deixar claro que as distâncias costumam ser longas e o piso nem sempre é fácil. Nosso roteiro mais pedido é a volta pelo parque. São cinco dias bem difíceis, com uma média de 40 quilômetros/dia, sendo boa parte em pista singletrack, aquelas trilhas apertadas nas quais só passa uma bike. O importante é aliar uma pedalada forte sem deixar de ver tudo de lindo que esse paraíso oferece.” Palavra de José Orestes Macedo Moura, o Terra, especialista em bike na Chapada Diamantina e um dos idealizadores do Brasil Ride.

 

Onde ficar

Em Igatu, a dica é a pousada Pedras de Igatu (Fone: (75) 3335-7020 e (75) 9999-2821. Em Ibicoara, fique na Pousada Buracão. Em Rio de Contas, a pousada que leva o nome da cidade fica em um prédio colonial do século 19 no centro antigo. Em Mucugê, procure pela Pousada Mucugê, também em um prédio colonial. Em Lençóis, há opções para todos os bolsos – o hotel mais luxuoso é o Canto das Águas.

O que comer

Herança dos garimpeiros, a culinária da Chapada Diamantina conta com cortes e miúdos de bode, carne de sol e carne-seca. Acompanhamento típico é o godo de banana (ensopado de banana-verde). Em Lençóis, sente à mesa do O Bode (praça Horacio de Matos – beco do Rio).

Passeio imperdível

Escolher um único passeio em um lugar como a Chapada é complicado, mas vamos lá: a Cachoeira do Buracão é certamente um dos lugares mais lindos do Brasil. Para chegar lá, são 28 quilômetros de estrada, 1 hora a pé e mais uma aventura de arrepiar para descer até a piscina e nadar contra a correnteza para ficar debaixo do jato de 85 metros de queda d’água.

fechar