Ser saudável em excesso pode fazer mal

por Mariana Perroni

um manifesto contra verdades absolutas e receitas mágicas e infalíveis

 

Há alguns dias, uma amiga muito querida me contou que o pai dela acredita que Vick Vaporub é a maior invenção da medicina e a cura/prevenção de todos os males e surpresas desagradáveis que o organismo pode proporcionar: De furúnculo inflamado a crise de asma, passando por picada de inseto. Desde criança, ele tem um ritual noturno: aplica um pouquinho da milagrosa pomada em cada narina antes de dormir. E recarrega as energias tranquilo pq está livre de todo o mal e intempéries do corpo humano. Essa história também me fez lembrar do  pai da moça do Casamento Grego, que tinha uma relação parecida (e um pouco mais preocupante) com um produto de limpar vidro.

Não pude deixar de pensar em como seria bom ter uma solução simples para qualquer problema de saúde. Ou mesmo para a promoção dela. Talvez eu e meus colegas até deixássemos de ser necessários. A prescrição seria sempre a mesma. Entretanto, ainda não consigo pensar em nada, relacionado a saúde, ou até mesmo a qualquer segmento de uma vida, que SÓ traga benefícios. Até mesmo viver de forma saudável. Se você for ouvir e seguir as recomendações de cada especialidade médica, será necessário comer direito (e, consequentemente, arrumar tempo para aprender a cozinhar direito), passar protetor solar a cada quatro horas, se livrar do reservatório de germes que são os celulares e o transporte público, comer tomate todo dia, meditar, dormir mais que 8 horas por dia (e tirar sonecas no trabalho), aprender a lavar as mãos por 90 segundos, evitar cumprimentar pessoas com aperto de mão, fazer exercício físico... Chega. Posso passar a noite aqui, digitando, porque a lista é infindável.

Uma maluco até já fez essa experiência (até contou no TED) e mostrou que vai funcionar maravilhosamente bem: seu colesterol vai diminuir, você vai usar jeans de tamanho menor que o atual, vai ter menos gripes, sua pele vai ficar ótima e você vai se sentir mais disposta. Tudo bem bacana. Pena que não vai sobrar tempo para usufruir disso. Afinal, é necessário tanta concentração e disponibilidade para seguir todas essas normas, que é bem provável que você acabe por negligenciar sua família e seus amigos. E, como alguns estudos já demonstraram, ter relações sólidas com essas pessoas é essencial para a manutenção da saúde. É... até ser saudável em excesso pode fazer mal e te tornar uma louca digna de fazer parte das galerias do ótimo Women Laughing Alone With Salad.

Antes que alguém me bata ou o CRM casse meu registro, quero deixar claro que, de forma alguma, estou incentivando a vida desenfreada, sedentarismo e todos os outros hábitos e comportamentos sabidamente prejudiciais. Apenas quero pontuar que, por mais que a cada semana a mídia nos bombardeie com o suco de acerola ou a taça de vinho tinto da vez não há receita milagrosa que funcione para todo mundo. Nada é incontestável e irrefutável na saúde. Não existe preto e branco. Há toda uma miríade de tons de cinza. E que o desafio está justamente em você, juntamente com seu(s) médico(s) descobrir aquele que combina mais com sua pele ou faz seus olhos brilharem mais.

(meu Twitter: @mperroni)
fechar