por Luiz Alberto Mendes

 

Anular e Prever

 

Temos uma liberdade bastante limitada. Às vezes parece até que é impossível ampliar, ir além de nossas delimitações. Claro que é utopia, mas tem duas coisas que poderiam dar uma maior dimensão à nossa liberdade. Caso tivéssemos o poder de anular os nossos atos do passado, as besteiras que fizemos e que nos prejudicaram no presente. Ou tivéssemos a capacidade de prever o futuro e soubéssemos o que, em nossas atitudes, pode ou vai nos prejudicar e manipular no que imaginamos, seja em nosso favor.

Acabar com as partes do passado que limitam nossas escolhas e devoram nosso presente; cortar do futuro a capacidade que ele tem  de destruir o que construímos no presente, são os principais sonhos humanos. A utopia da "máquina que viaja no tempo", a idéia de que a velocidade dobraria o tempo, nasce desses sonhos.

Hoje até temos algumas chances porque podemos fabricar vários recomeços. Tudo esta mais fluídico e menos rígido; a teoria da relatividade, a tecnologia e os novos conhecimentos nos deram outra dimensão ao tempo e ao espaço. Podemos mudar de cara fazendo uma operação plástica; implantar cabelos, dentes, transfusão de sangue; transplante de coração e de quase tudo em nosso corpo. Podemos casar e descasar, ter ou adotar filhos em cada um desses casamentos e assim ter oportunidade de construir uma nova vida, totalmente independente da vida anterior. Podemos mudar para um lugar mais atrasado e viver um ritmo de passado, ou ir morar em uma cidade super-moderna e viver com um futuro mais próximo.

De alguma forma já conseguimos mexer um pouco no passado e relativizar a tirania que antes era irreversível do futuro. Será que conseguiremos ir mais além? A máquina do tempo pode vir a ser uma realidade? Há filósofos que afirmam que tudo o que o homem imagina ele será capaz de realizar. Será?

                                         **

Luiz Mendes

08/10/2015.

  

fechar