play

UPDATER: LEO AMARAL

por Redação

Shaun Tan: Quadrinista, ilustrador e escritor

Vim de Campinas, me formei em Midialogia (que mesmo com diploma ainda não sei o que é) e hoje faço Propaganda. Escrevo e faço curadoria do blog Newronio, da ESPM. Tendo escrever sem ser para o trabalho e desenhar quando dá. Eu podia falar que gosto de filmes, HQs e livros mas o que gosto mesmo é de uma boa história, e to aprendendo que elas aparecem de onde menos se espera.

Uma pessoa que, quando tive contato pela primeira vez com o trabalho, fez meu mundo vir a baixo, me fez enxergar tanta coisa que eu parecia ter esquecido, da infância e das pequenas coisas da vida, foi o australiano Shaun Tan, quadrinista, ilustrador e escritor. Mergulhar em seus mundos fantásticos, ainda que tão familiares, é algo único e que recomendo sempre.

Outra pessoa que me inspirou (e me inspira) é minha mãe, que nunca hesitou em fazer o bem pra quem estivesse precisando, sempre com o mantra de que se recebe o que se dá. Fez parte de associações de bairro, brigou contra quem queria derrubar as áreas verdes por lá e ainda tentou proporcionar oportunidades pra muita gente que, de outra maneira, teria dificuldades para tal. Vendo o pique e a alegria dela, dificilmente se advinha que ela perdeu o amor da vida dela e teve que criar dois filhos pré-adolescentes sozinha. Isso e o fato de que hoje ela também é mãe das duas filhas do primeiro casamento do meu pai, ela é a madrasta do bem.

Animação baseada num livro/HQ dele que ganhou Oscar em 2011 e é o que me fez perceber o trabalho dele. Foi tipo um soco no estômago ao mesmo tempo que vinha uma nostalgia boa. É narrada pelo Tim Minchin, músico australiano figura.

Aqui, uma imagem do The Arrival dele. É uma história sobre viagem e novos começos, toda em grafite e sem texto.

Abaixo, duas ilustrações que são de um livro dele, Contos de Lugares Distantes. São 15 contos "meio infantis" ilustrados que falam do mundo fantástico que pode estar a nossa volta.

 

 

 

 

Vai lá http://www.shauntan.net/

fechar