Eu quero minha biblioteca

por Redação

Não nascemos leitores. Nós nos tornamos leitores por convívio e contato cotidiano com leituras, livros e leitores. Para tornar-se leitor não é preciso TER livros, é preciso LER livros.

A biblioteca pública é o lugar de empréstimos gratuitos de livro e atendimento humano especializado para construir nossa trajetória como leitores. E se há um lugar onde ela é vital é na escola, para que os professores possam servir-se de seu acervo para promover experiências históricas, sensoriais, humanas e educativas em suas aulas.
Em 2010 foi sancionada a lei 12.244, que determina que todas as instituições de ensino do Brasil, públicas e privadas, tenham biblioteca até 2020. Na primavera de 2012 a campanha Eu Quero Minha Biblioteca foi lançada com o objetivo de colaborar com gestores públicos, organizações da sociedade civil e cidadãos de todo o país, informando sobre os recursos federais existentes para a educação e que podem ser utilizados para a criação e manutenção de bibliotecas, contribuindo com sua efetividade. Bem como sobre a necessidade de incluir tanto sua criação quanto manutenção no orçamento do município.

A campanha é uma iniciativa do Instituto Ecofuturo em cooperação com organizações não governamentais comprometidas com educação, leitura, biblioteca e literatura: Academia Brasileira de Letras, Conselho Federal de Biblioteconomia, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Grupo Marista de Solidariedade, Instituto Ayrton Senna, Instituto C&A, Instituto pela Corresponsabilidade na Educação (ICE), Movimento por um Brasil Literário e Todos pela Educação.

Confira os números do primeiro ano de campanha:

· todos os prefeitos do país receberam a publicação com orientações sobre como acessar recursos públicos para a implantação e manutenção de bibliotecas em escolas;
· mais de 300 mil pessoas foram informadas sobre a campanha via internet;
· adesão de 16 personalidades e artistas para divulgação em mídias sociais,
· mais de 81 mil acessos ao site da campanha;
· distribuição de entrevistas e conteúdos para 2.800 rádios e 49 jornais por meio de parcerias em divulgação.

Você pode e deve fazer parte desta rede nacional pela efetividade deste direito! Acesse: http://www.euquerominhabiblioteca.org.br

fechar