Inteiro x Arrebentado

por Luiz Filipe Tavares

Fotógrafo dinamarquês clica jovens lutadores antes e depois de seus combates

Dizem que ninguém sai de um ringue do mesmo jeito que entrou. Dizem que a luta, o enfrentamento de um contra um, muda a percepção de realidade de cada lutador, muda sua relação com a dor e muda até o próprio corpo de cada homem envolvido no combate. E é justamente essa diferença que o fotógrafo dinamarquês Nicolai Howalt persegue com suas lentes: jovens lutadores que tem suas vidas mudadas pelo esporte em dois momentos distintos, tanto na prática quanto filosoficamente: antes e depois de cada luta.

Na série 141 Boxeadores, o fotógrafo registra os danos sofridos por mais de uma centena de lutadores da Dinamarca. Nas suas fotos estão estampadas a inocência da infância e a complicação da vida adulta, separadas só por alguns rounds de um minuto e meio. No ringue, esses jovens não são garotos. São guerreiros. E é exatamente isso que Howalt busca mostrar em sua série.

Em seu site oficial, o fotógrafo afirma que o tema de seu trabalho não é só "colisão como consciência estratégica". Além de ser o título em dinamarquês da exposição, colisão é mesmo o tema central de seu trabalho. A colisão de valores ao redor das lutas, os corpos, da inocência com a responsibilidade e principalmente a da chegada da idade, que fatalmente transformará muito mais a vida e o corpo destes jovens em um ponto muito mais definitivo do que os golpes que levam no ringue.

Logo abaixo você vê alguns exemplos do trabalho da série 141 boxeadores.

(via Follow The Colours)

fechar