play

MERGULHO NA ILHA GRANDE (RJ)

por Redação

Cinco dicas para você aproveitar ao máximo a experiência


ONDE FICA

A Ilha Grande está no litoral fluminense, a 125 quilômetros do Rio de Janeiro e a 414 de São Paulo. A partir de Mangaratiba ou de Angra dos Reis, são 90 minutos de barco ou catamarã. O desembarque é na Vila do Abraão. Como carros não podem circular na ilha, os deslocamentos são feitos a pé ou de barco.

 

QUANDO IR

No verão, a corrente sul, vinda do oceano, torna a água mais clara e facilita o mergulho entre uma fauna marinha formada por mais de 900 espécies. Mas é possível mergulhar na Ilha Grande o ano inteiro. Considere os meses de março e abril, quando o calor continua e a ilha está mais vazia.

 

O QUE LEVAR

Basta aparecer de sunga ou bermuda. As operadoras emprestam máscara, snorkel, cilindro, colete e regulador. Mesmo quem nunca mergulhou pode curtir o fundo do mar da Ilha Grande. As operadoras locais, como a Elite Dive Center (tel.: (24) 99936-4181 e www.elitedivecenter.com.br), dão uma breve aula na lancha e oferecem um mergulho de 45 minutos, a 10 metros de profundidade, sempre com um instrutor.

 

PALAVRA DE QUEM CONHECE

“Mergulhar é estar em outro mundo, outra dimensão. Você voa debaixo da água. O silêncio e a tranquilidade são impressionantes. Parece uma ioga, porque exige uma técnica de respiração. É para esquecer qualquer problema que ficou fora da água. A Ilha Grande pode não ser como Fernando de Noronha, mas tem atrativos impressionantes para quem gosta do esporte. É possível ver tartarugas, cavalos-marinhos, raias e uma série de peixes coloridos. Um dos pontos mais visitados são os restos do Pinguino, um navio que pegou fogo nos anos 60 e afundou na enseada de Sítio Forte – está a 18 metros de profundidade e o acesso é fácil . Na ilha de Jorge Grego, a água clara e a vida marinha são um convite para desvendar o fundo do mar. Os mais experientes podem desvendar as cavernas da Laje do Coronel”, diz o gaúcho Daniel Gouvea, 36 anos, master scuba diver trainer, que mergulha há 26 anos e mora na Ilha Grande há 17.

 

ONDE FICAR

A pousada Caiçara (R. da Praia, 133, Vila do Abraão, tel. 24 3361-9658, www.caicarapousada.com.br) fica na beira da praia. A pousada Estrela da Ilha fica um pouco mais afastada, na Praia Pequena da Freguesia de Santana, mas também é uma boa opção (tel.: (21) 99925-9756).

 

O QUE COMER

Delicie-se com os frutos do mar do Lua&Mar (Praia do Canto, tel. (24) 3361-5113 , Vila do Abraão). Outra opção excelente é o Dom Mario (travessa Bouganville, 24, tel. 3361-5349, Vila do Abraão)

 

PASSEIO IMPERDÍVEL

Considerada uma das praias mais bonitas do mundo, a praia de Lopes Mendes é parada obrigatória. Tem areia fina e clara e cor de mar que varia entre o azul e o verde. Pode-se chegar lá de barco – eles atracam na praia vizinha, a 20 minutos de caminhada. Quem faz todo o trajeto a pé a partir da Vila do Abraão curte um lindo trekking de 2 horas e meia. Outra praia que merece visita é a Dois Rios, cercada de uma linda vegetação com mar de ondas fortes. Ali, estão as ruínas do Instituto Penal Cândido Mendes, implodido em 1994. Entre os hóspedes famosos da cadeira à beira-mar, estão Lúcio Flávio, Madame Satã, Fernando Gabeira e o escritor Graciliano Ramos, detido durante a ditadura do presidente Getúlio Vargas – sua passagem por lá, em 1936, o inspirou a escrever um de seus mais célebres livros: Memórias do cárcere.



fechar