Trekking e caiaque no Parque Nacional do Iguaçu

por Redação

6 dicas para você aproveitar ao máximo a experiência


Onde fica
O Parque Nacional do Iguaçu (o mais visitado do país) fica a 15 quilômetros de Foz do Iguaçu (a terceira cidade que mais recebe turistas estrangeiros no Brasil). Foz está a 648 quilômetros de Curitiba (PR). O trekking na trilha do Poço Preto tem 9 quilômetros. Ao final da caminhada, é possível remar dois quilômetros no rio Iguaçu em um caiaque duck inflável. Todas as atividades esportivas no Parque Nacional acontecem em uma área que ocupa apenas 3% dos 185 mil hectares do parque – os outros 97% preservam um dos últimos pedaços de mata atlântica do país (200 espécies de aves, 45 de mamíferos e 800 de borboletas).

Quando ir
Chove mais no verão (de dezembro a fevereiro), mas é possível fazer o trekking durante o ano inteiro. É nesse período também que as cataratas ficam mais cheias. Os meses mais secos vão de maio a agosto.

O que levar
Roupas leves, de preferência calça, tênis para caminhada ou bota, protetor solar e repelente.

Palavra de quem conhece
“É uma trilha no meio da Mata Atlântica, você se sente longe de tudo, uma interação com a natureza muito grande. O terreno é plano em boa parte dos nove quilômetros; existe um quilômetro e meio de elevação na metade do percurso, mas bem tranquila, mesmo para quem não tem experiência em trekking. Os guias fazem algumas paradas para explicações sobre a fauna e a flora. Ao final da caminhada, há uma casamata de 10 metros de altura perto da Lagoa do Jacaré, ótimo para observação de pássaros. como o martim-pescador, o surucuá-de-barriga-amarela e o gavião caramujeiro. Não perca o passeio de barco a motor até o Arquipélago das Taquaras, de preferência no fim da tarde, quando cerca de 3 mil papagaios se aconchegam para passar a noite”, conta Cleverson Teixeira, de 36 anos, de Ponta Grossa (PR), há 3 anos trabalhando na Macuco Ecoaventura, empresa que organiza o trekking na Trilha do Poço Preto e o caiaque duck inflável (tel.: 45 3529-9665 / www.macucosafari.com.br/br/macucoecoaventura).

Onde ficar
Hotel das Cataratas. Rodovia das Cataratas, km 32 (o único hotel dentro do parque). Fone: (45) 2102-7000. www.hoteldascataratas.com.br .

O que comer
Vale a pena atravessar a fronteira para a Argentina e experimentar o bife de chorizo do La Rueda, em Puerto Iguazú. Avenida Córdoba, 28, Centro. Tel.: (54-3757) 422-531. Além de bons cortes, o restaurante também serve peixes e massas.

Passeio imperdível
A navegação com vista para as cataratas é um clássico do Parque Nacional do Iguaçu (outro clássico é a caminhada pela passarela de 1,2 km com vista para o cânion que concentra boa parte das 275 quedas d'água, entre elas a mais famosa: a Garganta do Diabo). Organizado pela Macuco Safári (45 3574-4244 / www.macucosafari.com.br), o tour de duas horas sobe o rio contra a correnteza e encharca os turistas sob o Salto Três Mosqueteiros. Agora, não tenha dúvida: você só terá a real noção da dimensão desse cartão postal do Brasil ao admirar as Cataratas do Iguaçu da perspectiva de um helicóptero. Um voo de 10 minutos é suficiente para não esquecer jamais o que se vê
lá de cima (Helisul. Rodovia das Cataratas, km 17, tel.: 45 3529-7327).

fechar